Tema: QUE AS IGREJAS SEJAM IGREJA.
Texto: Atos 2:42-47
Introdução: Como era a igreja em Atos? Ou até a igreja que cresceu em seus atos e se firmou na missão que ganhou o Mundo?
Eis o padrão inicial e único da Igreja.
1. ESTUDO DA PALAVRA
Ênfase Bíblica (o estudo da palavra tinha o primeiro e firme lugar na Igreja)
...E preservavam na doutrina dos apóstolos... Os apóstolos tinham uma doutrina, na verdade era o seguimento da doutrina de Cristo. Mas Lucas enfatiza a doutrina como dos apóstolos, por haver ainda legalismo judaizante na vizinhanças e escolas de divulgações helenistas também. Nós somos discípulos de Cristo, toda doutrina que não passa por Cristo, não pode doutrinar nada em nós.
2. A COMUNHÃO
A ênfase relacional.
A uniformidade, a comparticipação, a identificação, a sintonia de ideias, pensamentos e ações, definia este comungar.
a. Verticalidade da comunhão -com Deus
b. Horizontalidade da comunhão -Irmãos
c. Globalidade da comunhão- mundo
3. O PARTIR DO PÃO
A ênfase social.
Sentavam-se juntos para partir o pão. Os apóstolos foram ensinados a não fazer da igreja um lugar só pra se ouvir pregação enquanto se despede o povo pra ir as aldeias comprar pão, Jesus ordenou-nos a servir o pão ao povo, nem que seja por milagre.
Ex: O atendimento às viúvas (os mais necessitados)
É impossível termos um boa Koinonia sem uma saudável Diaconia.
4. AS ORAÇÕES
A ênfase espiritual.
Igreja que ora junto, vence junto. Se a oração de um justo pode muito, quanto poderia a oração comum?
5. O TEMOR
Ênfase pessoal
Quando o temor é produto do amor se torna sabedoria. Vê que não era um temor imposto, era particular. Havia temor em cada alma.
6. OS PRODÍGIOS E SINAIS
Ênfase sobrenatural
A igreja não pode abandonar o poder. Argumentos, lógicas e palavras persuasivas pouco fazem se não haver manifestação pura de poder.
A sistematização européia gregarizou o evangelho; o pragmatismo americano leprou a teologia, mas a igreja primitiva era de certa maneira mística.
"O levanta e o anda", o poder de Deus que tratava com justiça, que sepultava o casal que mentira o Espírito; Espírito esse que se ofende menos com quem não dá, do que com quem mente que dá.
Uma igreja disciplinada na efetivação dos dons em sua plenitude.
O mundo precisa ver Deus operar em nós, poder, poder e poderrrrr.
Todo legalismo perde legalidade diante do altruísmo que traz o céu à terra. O céu leve vem a terra pesada, trazendo cura do alto as dores de baixo. A pergunta legal tem resposta firme: Jesus é o Nome.
7. A UNIDADE
Ênfase comportamental
Estar junto só é possível quando temos tudo em comum. As diferenças sócias, pessoas, econômicas, e até espirituais não pode sobrepor-se a unidade em Cristo.
8. A COMPENSAÇÃO VOLUNTÁRIA
Ênfase administrativa
Voluntariamente, os da igreja supriam-se as necessidades, havia uma espécie de comunismo democrático, cada um decidia vender para doar a igreja bens que eram transformados em distribuição equitativa e equivalente a todos. Os abastados abasteciam os necessitados. Que doce igreja!!!
9. ASSIDUIDADE AO CULTO
Ênfase ao culto.
Ninguém pode ser lenha suficientemente acesa fora da fogueira. Ir ao templo diariamente, era costume da igreja primitiva. Diariamente!!!
10. A VISITAÇÃO
Ênfase a familiaridade
Abandonamos a verdadeira familiaridade; daí a expressão cínica "irmão da igreja", quando deveria ser mesmo IRMÃO.
A casa sempre foi ninho da fé, precisamos voltar a aquela comunhão doméstica, onde nos juntamos pra jantarmos juntos!!!
Comer triste, só pra quem não come bem e com vontade. Comer aqui, só com alegria. Aleluia, porque a igreja não só jejua, a igreja come!!!
11. O LOUVOR À DEUS
Ênfase à adoração
O que falar do louvor? Louvemos
A forma da adoração definiu também as divisões atuais. Como cultuamos? quais as liturgias, no canto, na oferta, na ministração, na organização.
Devemos adorar sem doutrinização da adoração, onde não há Samariatização dos lugares altos, nem Jerusalemização dos templos santos, apenas adoração que adora bem em qualquer lugar e de qualquer forma que adore á Deus em espírito e verdade!!!
12. A REPUTAÇÃO
Ênfase ao testemunho
A sociedade pública, civil e até religiosa respeitava a igreja.
Uma igreja só é respeitada se for respeitável.
13. O SERVIÇO
Ênfase à missão
É incrível como a igreja não tinha campanhas, Deus acrescentava almas a igreja, sem marketing, televisão, rádio; e creio firmemente que os que Deus manda são convertidos. CONVERTIDOS.
Cruzada, cultos, campanhas não podem fazer da evangelização um evento, um evento que salva pessoas em dias específicos, pessoas específicas, e deixa outros para próxima campanha. Que o evangelismo seja mais uma vida do que um programa. A igreja primitiva crescia todos dias.
Louvar a Deus deve e tem de ser louvável, gratidão obesa e obtusa, louvar à Deus pela operação geral na salvação diária de almas.
As estatísticas evangelisticas sempre estiveram na base do incentivo missionário, a igreja deve crescer em número, embora não seja essa a base principal, apenas conseqüência e produto do serviço da igreja, que, vencendo as fronteiras culturais, sócias, teológicas, linguísticas, geográficas, vai aos dispersos afirmando-se no amor.
QUE A IGREJA VOLTE A SER O QUE DEVE SER PRA SER IGREJA.
AMÉM
Sadrak Manuel Lufuankenda
Comentários
Enviar um comentário